Desenhar Bem é Possível a Todos ou é um Dom?

A arte de desenhar é muitas vezes considerada como um dom natural.

Muitas pessoas na tentativa de se tornar um profissional de desenho acabam se frustrando por não atingirem a habilidade desejada, por fim, acabam testemunhando que não tem talento e não nasceram para isso.

Na verdade, dizem os cientistas, apesar de algumas pessoas nascerem com um talento natural para o desenho, as outras podem desenvolver essa habilidade.

A questão é, que como todas as outras habilidades, desenhar requer prática e dedicação. Concentrando seus esforços de maneira consistente, através das técnicas de desenho adequadas, qualquer pessoa pode ser realmente proficiente (competente e eficiente no que faz).

Pesquisadores da Univesity College London acreditam que as pessoas que tem mais dificuldade para desenhar não estão vendo o mundo como ele realmente é e precisam trabalhar suas habilidade visuais, melhorar a percepção do que está ao seu redor, em outras palavras: “sair da matrix”.

desenho realidade ou ilusão
O mundo real ou o mundo da ilusão e preconceitos, o que você escolhe?

Eles dizem que nossos preconceitos acabam por ofuscar a maneira que enxergamos os objetos a nossa volta, isso acaba por distorce-los quando tentamos passar a imagem pro papel. A maioria das pessoas não se tornam proficientes porque não praticam o suficiente e acabam desistindo muito facilmente.

Os experimentos ainda indicam o importante papel da memória visual nos desenhos. Os resultados apontam que a habilidade em desenhar em parte é devida a capacidade de lembrar relações simples em um objeto, como um ângulo entre duas linhas.

A capacidade que o indivíduo tem de se concentrar nos detalhes do objeto ignorando os arredores demonstrou ser positivamente correlacionado com o resultado final do desenho. Eles saíram mais precisos. Aqueles que foram capazes de ignorar a ideia concebida previamente de um objeto também foram capazes de visualiza-los com uma nova perspectiva e realizar desenhos melhores.

As pessoas que participaram desse experimento perceberam que sua habilidade melhorou com o tempo e prática, como era esperado.

Quando queremos algo, como tudo na vida, precisamos nos dedicar afim de atingir o nível de habilidade que buscamos, como um jogador de futebol que treina todos os dias ou um professor que continua se atualizando e se especializando em sua área de ensino.

Lembre-se do ditado: “a prática leva a perfeição”, é exatamente isso.

DESENHO O HOMEM VITRUVIANO
O Homem Vitruviano – Leonardo da Vinci. Um estudo sobre a proporção divina do corpo humano.

Apesar de algumas pessoas nascerem com mais facilidade do que outras para aprender determinadas coisas, levando menos tempo para se tornar bom nisso, ainda assim, o treino, a prática, o esforço e a dedicação, são peças chaves na busca do desenvolvimento de qualquer habilidade.

Leonardo da Vinci disse a seguinte frase: “Em primeiro lugar vem a dedicação, depois a habilidade”.

No Zensation Design você encontrará material necessário para aperfeiçoar seus desenhos, atingir os seus objetivos, veja o vídeo sobre Desenho Artístico gratuitamente e aprenda a desenhar.