Como Desenhar um Rosto

Capturar detalhes a princípio pode ser algo complicado, porém, com o método adequado essa tarefa se torna mais fácil. Nesse artigo lhe mostraremos como desenhar um rosto proporcional e realista em 9 passos.

Duas das melhores estratégias para desenhar qualquer coisa, inclusive desenhar rostos, é observação e treino. Abaixo você encontrará dicas para ter em mente na hora de desenhar um rosto proporcional.

Como Desenhar um Rosto em 9 Passos

Estude sobre proporções

Cabeças não são círculos perfeitos e também não são exatamente ovais. Pense nela como um ovo com a extremidade inferior mais afunilada. Obviamente que a forma varia de pessoa para pessoa, do angulo do observador e outras coisas, mas para facilitar começaremos com o formato de ovo.

como desenhar um rosto

Limite o queixo

Para desenhar um rosto feminino o formato ovo é mais adequado devido ao queixo feminino ser mais fino, porém, se você estiver desenhando um homem o queixo na maioria dos casos é mais largo, então você deve fazer os devidos ajustes na mandíbula, deixando-a mais larga.
Outro ponto importante é o pescoço, mulheres tem o pescoço mais fino, já os homens tem mais grosso.

como desenhar um rosto masculino

Posição dos olhos

É comum pensar que os olhos ficam próximos ao topo da cabeça devido ao fato de serem a maior característica facial. Só que não é bem assim.

Na imagem você pode notar que ele fica no centro, entre as partes superior e inferior da cabeça.

como desenhar um rosto feminino

Muitas pessoas reclamam que tem muita dificuldade em encontrar a posição dos olhos e fazer o traço firme por cima do rascunho. Proporção e firmeza no traço são fundamentais para o resultado final do desenho, se você ainda está com dificuldade nesses pontos, deve considerar melhorá-los imediatamente.

Sugiro que você baixe gratuitamente o e-book Desenho Artístico e comece a por em prática as técnicas ensinadas no e-book.

Proporção exata dos olhos

Use como parâmetro que na cabeça devem caber 5 olhos lado a lado. Isso quer dizer que a distância entre os olhos é de exatamente um olho e até as extremidades laterais da cabeça são de um olho de cada lado.

Essa regra serve na maioria dos casos, mas pode haver exceções dependendo do angulo e pose. Como desenhar um rosto perfeitamente levará em conta as características do personagem ou pessoa, não esqueça.

como desenhar rostos

Como desenhar orelhas

Localize a altura logo acima dos olhos e desenhe a orelha em direção a mandíbula. Note que o tamanho da orelha varia de pessoa para pessoa, então nesse caso a obervação é fundamental.

Após desenhar as orelhas, você tem uma boa proporção de onde deve-se localizar o nariz.

dicas como desenhar rostos

Como desenhar o nariz

O nariz varia em largura e tamanho, tenha isso em mente. As narinas se estendem até metade dos olhos geralmente.

aprendendo como desenhar um rosto

Como desenhar a boca

A boca é um pouco mais complicado, use a metade da distância entre o lóbulo da orelha para posicionar nessa altura o lábio inferior. A largura do canto da boca geralmente vai até a metade dos olhos. Lembrando mais uma vez as características variam de pessoa para pessoa, portanto, utilize diferentes proporções para diferentes pessoas.

como desenhar um rosto perfeito

Sobrancelha

Geralmente a sobrancelha é maior do que os olhos. Nas extremidades tendem a descer, mas é uma característica pessoal e carece de observação.

aprender a desenhar rosto

Desenhando o cabelo

Não cometa o erro de colocar o cabelo no topo da cabeça. A linha do cabelo fica a 1/4 ou 1/3 das sobrancelhas, a não ser que o personagem seja careca.

desenho de rostos femininos

Como desenhar um rosto feminino?

Essas dicas podem ser igualmente utilizadas para desenhar um rosto feminino, devem ser feitas algumas modificações apenas. Ajuste o queixo para ser um pouco mais arredondado, as orelhas devem ser menores e o pescoço mais estreito. Dessa forma você tem um rosto bem feminino.

como desenhar rosto feminino

Outro ponto importante de saber essas proporções é que você tem base para desenhar cabeças de perfil ou qualquer outro angulo. Basta estender as linhas e você consegue manter a proporção.

Seguindo esse passo a passo fica fácil desenhar um rosto. Para mais dicas e técnicas de desenhos acesse nosso tutorial.